Projeto do Ano

 

" Recordar é Viver "

 

 

Justificativa

 

           Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação l, o aluno como todo o ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está escrita em uma sociedade, com de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca, por esse motivo justifica-se que nosso Colégio desenvolva um projeto que estimule o aluno a compreender o mundo de sua maneira, especial e própria, a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, como o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário,e do conhecimento do aluno  que colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção de sua historia e da historia do outro.

 

Objetivos

 

- Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;

 

- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertencem ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);

 

- Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de se e de viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas) como em outras culturas e raças;

 

- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações harmoniosas e conflitantes, na família e no trabalho, na produção e nas trocas;  

 

 

 

“Recordar é viver”

 

Ed. Infantil

Personagens Ursinhos Carinhosos serão o símbolo do Projeto

 

Fundamental  I

Personagens da Turma do Smilinguido (mascote do projeto)

 

 

Mês de Fevereiro    :   Tema: Convivência e Regras

 

Ed. Inf.: Urso do Mês: Coração e sonho/Palavras mágicas/diferenças e semelhanças na família e nas pessoas/Caixa do Tesouro

 

Fund. I: Elaboração de Regras de Convivência (apresentação e confecção de cartazes)

 

Fund. II: Ciências :Discussão sobre ética

                História : Origem das convivências sociais

                Geografia : Identidade Coletiva São Paulo 

                Português :  Eleição das regras e mural

               Quimica : Importância das regras( elementos)

 

E. M.:    Sociologia : Dinâmica

            Português :Elaboração do painel das regras

            Matemática/Geometria/Física:
            Estastísticas com questionários(regras  de ontem e hoje)

            Geometria:Análise  da Ocupação do solo

            Quimica:Explanação da importância regras(elementos)

            História: Origem das convivências sociais

            Ciências: ética na sociedade e nas Ciências

 

 

 

Mês de Março    

Tema: Minha Família

 

Ed. Infantil: Linha do Tempo/Ciranda do Livro/Relembrar infância da família

 

Fund. I: Pesquisa com os membros da família (infância)/Painel com fotos dos pais na infância/Ciranda do livro

 

Fund. II: Inglês/Espanhol: cantigas e rodas infantis (Revivendo a infância)

                Ciências : Árvore geneálogica

                História : Baú das memórias

                Geografia:Países com controle de natalidade(discussão)

                Ed.Artística : releitura

                Matemática: Simulação de gastos familiares   (juros , porcentagem  / cartão de crédito  )

 

E.M.:  T.Redação /Português: Livro capítulos da vida

         História : Origem dos nomes de família (Brazão) Mural 

         Geografia : Movimentos imigratórios

         Sociologia: debate sobre respeito nas famílias

         Ciências: Família

         Matemática:cálculo e orçamento de uma família(empreendedorismo)

         ( CLICK)

        Ciências : Bolsa Família

        Física e Geometria: Controle de natalidade (discussão)

        Quimica : Famílias da Tabela (revisão)  

 

 

Mês de Abril    

Tema: Solidariedade e Cooperação/O eu e o outro

 

Ed. Inf.: Ursinho Segredo e Harmonia (NA FAMÍLIA)

 

Fundamental I: Tabela de Rotina (individual)/ Atividades para ajudar em casa e na escola

 

Fundamental II: T.Redação : Abaixo-assinado (intervir na realidade)

                           Português/t.redação : Amigo anjo/O correio chegou

                           Ed.Artística : Releitura

                           Fisica /Quimica /Matematica/geometria:

                           Experiências e dinâmica de grupos

 

E.M.: Teatro Musical com todo o E.M

        Simulado Enem

 

Mês de Maio    

Tema: Igualdade e diferença/O eu e os problemas do mundo

 

Ed.Infantil.: Ursinho Coração Nobre (Fundadora dos ursinhos, compreensão e alegria)

 

Fundamental I: A desigualdade social (raça, cor, poder aquisitivo, tipos de famílias, cultura e idioma)

 

Fundamental II: T.Redação: Relatos e entrevistas/dissertações sobre a temática

                          Ed .Artística : Moda( desfile  dos trajes)/Releitura

                          Matematica : Calcular salário mínimo

                         Ciências : Os grandes cientistas

                         Português : Fotografar e ser fotografado com reflexões

 

E.M.: Filosofia /História: Platão e Aristóteles (República)Mito das cavernas

            Area exata: salário mínimo

            Quimica /Ciências: Os grandes cientistas

            Português: Fotografar e ser fotografado com reflexões

            Inglês: texto -discussão

 

Mês de Junho    

Tema: Sustentabilidade/Meu planeta, meu mundo

 

Ed. Infantil :  Urso Trabalhador(mantém as florestas e trabalhar Consumismo)

 

Fundamental I: Reciclagem/Economia de consumes e recursos 

 

Fundamental II: Ciências/E.Artistica : Horta com garrafa pet

                          Português : Ter ou ser

                          Geografia : Floresta hoje e ontem

                          Historia : Debates sobre os seringueiros

                         Matematica /Geometria : Consumismo

                         Ed .Artística : releitura

 

E.M. : Inglês: Desfile de marcas

        Matematica /Geometria: Consumo: porcentagem de reciclagem

        Desperdício Brasil e Japão

        Geografia: Código Florestal

        Português : Ter ou Ser

        História : Debate sobre algo atual  (SERINGUEIROS)

        Sociologia : Debates

        Fisica / Quimica: Novas tecnologias para preservar o meio ambiente       

 

 

Mês de Agosto    

 

Tema: Justiça/amor/afeto - Mês de valorização da família

 

Ed. Inf.: Urso Cuidado (União da família/símbolo maçã sorridente)

 

Fundamental I: Importância da família na nossa formação como cidadão

 

Fundamental II: T.R.: POEMAS /carta aos pais

                 Palestras

                 Sessão cinema  ( Filme :  Corajosos )

Ed.Artística : releitura

 

E.M. :  Palestras

         Poemas

         Filme

 

 

Mês de Setembro    

Tema: A paz do mundo começa na escola e na família

 

Ed.Infantil : Urso Amor sem fim (espalha amor, buquê de flores)

 

Fundamental I: Confecção do livro com ilustrações

 

Fundamental II: História /Ed.Artística : Di Cavalcanti

                           Química : Bombas(propaganda dos elementos químicos) 

                           (Vídeo/maquiagem)

                          Ciências : Efeitos nocivos (Biofísica/Entre os muros da Escola)

                          Produção de textos

                          Reportagem sobre Violência Social

                          Ed.Artíistica: releitura

 

E.M.: Química: Bombas

          Ciências : Efeitos nocivos

          Português: Produção de textos(atualidades)

          Sociologia:    Reportagem sobre Violência Social( DEBATE)

          História: Países que estão querendo a Bomba(política)

          Geografia: devastação/contaminação

          Fisica : processo( peso/velocidade...)

          Inglês: Texto literário sobre a paz

 

 

 

 

Mês de Outubro    

Tema: As crianças em diferentes realidades

 

Ed. Infantil.: Urso Wicket (Star Wars) Atividades de sentimentos/Abrir a caixa de tesouros do mês de fevereiro

 

Fundamental I: Nossa contribuição com a sociedade (família/hoje e o futuro/ solidariedade com o próximo/ o que podemos fazer para mudarmos a situação)

 

Fundamental II: T.Redação : Fábulas/Paródias/Cantigas para apresentar

                           Ed.Física:  O aluno como protagonista(jogos novos e antigos eles pesquisam e fazem)

 

E.M.: Física/Geometria/Matemática : Projeto Carrinho de rolemã ( impulso/veloci-dade/construção e brincadeira)

           Português : Exploração e superação das dificuldades físicas (paraolimpíadas)

            Ed. Física : Se eu fosse...cego,cadeira de rodas,etc...

            Sociologia : Diferentes formas sociais e culturais.Debate

            História : diferentes países como é visto o deficiente

            Ciências :  Biotecnologia ( Prótese )

            Química :  Jogos para o Estudo químico

            Geografia :  Diferentes lugares   

 

 

Mês de Novembro     Tema: Doenças e vícios

 

Ed. Inf.: Urso Campeão (para sermos campeão precisamos ser saudáveis)

 

Fund. I: Alimentação saudável/ Combate aos vícios/ Hábitos saudáveis

 

Fund. II: T.Redação : circulares e informativos

                Ciências : Doenças-pesquisas ( qualidade da água )

                Port/Inglês:Sou um repórter

 

E.M : Palestras sobre álcool

 

 

Encerramento do ano (por nível)

 

Resgatando o que nos torna humanos

 

Fund. I : Encontro com a verdade

 

Fund. I I : Juri

 

E. M  :  Forum