Projeto do Ano
" Recordar é Viver "
Justificativa
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação l, o aluno como todo o ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está escrita em uma sociedade, com de uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca, por esse motivo justifica-se que nosso Colégio desenvolva um projeto que estimule o aluno a compreender o mundo de sua maneira, especial e própria, a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, como o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário,e do conhecimento do aluno que colaborem para a formação de uma identidade autentica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção de sua historia e da historia do outro.
Objetivos
- Resgatar a historia de vida do aluno, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertencem ( características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);
- Fazer o aluno reconhecer a existência de diferentes modos de se e de viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas) como em outras culturas e raças;
- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações harmoniosas e conflitantes, na família e no trabalho, na produção e nas trocas;
“Recordar é viver”
Ed. Infantil
Personagens Ursinhos Carinhosos serão o símbolo do Projeto
Fundamental I
Personagens da Turma do Smilinguido (mascote do projeto)
Mês de Fevereiro : Tema: Convivência e Regras
Ed. Inf.: Urso do Mês: Coração e sonho/Palavras mágicas/diferenças e semelhanças na família e nas pessoas/Caixa do Tesouro
Fund. I: Elaboração de Regras de Convivência (apresentação e confecção de cartazes)
Fund. II: Ciências :Discussão sobre ética
História : Origem das convivências sociais
Geografia : Identidade Coletiva São Paulo
Português : Eleição das regras e mural
Quimica : Importância das regras( elementos)
E. M.: Sociologia : Dinâmica
Português :Elaboração do painel das regras
Matemática/Geometria/Física:
Estastísticas com questionários(regras de ontem e hoje)
Geometria:Análise da Ocupação do solo
Quimica:Explanação da importância regras(elementos)
História: Origem das convivências sociais
Ciências: ética na sociedade e nas Ciências
Mês de Março
Tema: Minha Família
Ed. Infantil: Linha do Tempo/Ciranda do Livro/Relembrar infância da família
Fund. I: Pesquisa com os membros da família (infância)/Painel com fotos dos pais na infância/Ciranda do livro
Fund. II: Inglês/Espanhol: cantigas e rodas infantis (Revivendo a infância)
Ciências : Árvore geneálogica
História : Baú das memórias
Geografia:Países com controle de natalidade(discussão)
Ed.Artística : releitura
Matemática: Simulação de gastos familiares (juros , porcentagem / cartão de crédito )
E.M.: T.Redação /Português: Livro capítulos da vida
História : Origem dos nomes de família (Brazão) Mural
Geografia : Movimentos imigratórios
Sociologia: debate sobre respeito nas famílias
Ciências: Família
Matemática:cálculo e orçamento de uma família(empreendedorismo)
( CLICK)
Ciências : Bolsa Família
Física e Geometria: Controle de natalidade (discussão)
Quimica : Famílias da Tabela (revisão)
Mês de Abril
Tema: Solidariedade e Cooperação/O eu e o outro
Ed. Inf.: Ursinho Segredo e Harmonia (NA FAMÍLIA)
Fundamental I: Tabela de Rotina (individual)/ Atividades para ajudar em casa e na escola
Fundamental II: T.Redação : Abaixo-assinado (intervir na realidade)
Português/t.redação : Amigo anjo/O correio chegou
Ed.Artística : Releitura
Fisica /Quimica /Matematica/geometria:
Experiências e dinâmica de grupos
E.M.: Teatro Musical com todo o E.M
Simulado Enem
Mês de Maio
Tema: Igualdade e diferença/O eu e os problemas do mundo
Ed.Infantil.: Ursinho Coração Nobre (Fundadora dos ursinhos, compreensão e alegria)
Fundamental I: A desigualdade social (raça, cor, poder aquisitivo, tipos de famílias, cultura e idioma)
Fundamental II: T.Redação: Relatos e entrevistas/dissertações sobre a temática
Ed .Artística : Moda( desfile dos trajes)/Releitura
Matematica : Calcular salário mínimo
Ciências : Os grandes cientistas
Português : Fotografar e ser fotografado com reflexões
E.M.: Filosofia /História: Platão e Aristóteles (República)Mito das cavernas
Area exata: salário mínimo
Quimica /Ciências: Os grandes cientistas
Português: Fotografar e ser fotografado com reflexões
Inglês: texto -discussão
Mês de Junho
Tema: Sustentabilidade/Meu planeta, meu mundo
Ed. Infantil : Urso Trabalhador(mantém as florestas e trabalhar Consumismo)
Fundamental I: Reciclagem/Economia de consumes e recursos
Fundamental II: Ciências/E.Artistica : Horta com garrafa pet
Português : Ter ou ser
Geografia : Floresta hoje e ontem
Historia : Debates sobre os seringueiros
Matematica /Geometria : Consumismo
Ed .Artística : releitura
E.M. : Inglês: Desfile de marcas
Matematica /Geometria: Consumo: porcentagem de reciclagem
Desperdício Brasil e Japão
Geografia: Código Florestal
Português : Ter ou Ser
História : Debate sobre algo atual (SERINGUEIROS)
Sociologia : Debates
Fisica / Quimica: Novas tecnologias para preservar o meio ambiente
Mês de Agosto
Tema: Justiça/amor/afeto - Mês de valorização da família
Ed. Inf.: Urso Cuidado (União da família/símbolo maçã sorridente)
Fundamental I: Importância da família na nossa formação como cidadão
Fundamental II: T.R.: POEMAS /carta aos pais
Palestras
Sessão cinema ( Filme : Corajosos )
Ed.Artística : releitura
E.M. : Palestras
Poemas
Filme
Mês de Setembro
Tema: A paz do mundo começa na escola e na família
Ed.Infantil : Urso Amor sem fim (espalha amor, buquê de flores)
Fundamental I: Confecção do livro com ilustrações
Fundamental II: História /Ed.Artística : Di Cavalcanti
Química : Bombas(propaganda dos elementos químicos)
(Vídeo/maquiagem)
Ciências : Efeitos nocivos (Biofísica/Entre os muros da Escola)
Produção de textos
Reportagem sobre Violência Social
Ed.Artíistica: releitura
E.M.: Química: Bombas
Ciências : Efeitos nocivos
Português: Produção de textos(atualidades)
Sociologia: Reportagem sobre Violência Social( DEBATE)
História: Países que estão querendo a Bomba(política)
Geografia: devastação/contaminação
Fisica : processo( peso/velocidade...)
Inglês: Texto literário sobre a paz
Mês de Outubro
Tema: As crianças em diferentes realidades
Ed. Infantil.: Urso Wicket (Star Wars) Atividades de sentimentos/Abrir a caixa de tesouros do mês de fevereiro
Fundamental I: Nossa contribuição com a sociedade (família/hoje e o futuro/ solidariedade com o próximo/ o que podemos fazer para mudarmos a situação)
Fundamental II: T.Redação : Fábulas/Paródias/Cantigas para apresentar
Ed.Física: O aluno como protagonista(jogos novos e antigos eles pesquisam e fazem)
E.M.: Física/Geometria/Matemática : Projeto Carrinho de rolemã ( impulso/veloci-dade/construção e brincadeira)
Português : Exploração e superação das dificuldades físicas (paraolimpíadas)
Ed. Física : Se eu fosse...cego,cadeira de rodas,etc...
Sociologia : Diferentes formas sociais e culturais.Debate
História : diferentes países como é visto o deficiente
Ciências : Biotecnologia ( Prótese )
Química : Jogos para o Estudo químico
Geografia : Diferentes lugares
Mês de Novembro Tema: Doenças e vícios
Ed. Inf.: Urso Campeão (para sermos campeão precisamos ser saudáveis)
Fund. I: Alimentação saudável/ Combate aos vícios/ Hábitos saudáveis
Fund. II: T.Redação : circulares e informativos
Ciências : Doenças-pesquisas ( qualidade da água )
Port/Inglês:Sou um repórter
E.M : Palestras sobre álcool
Encerramento do ano (por nível)
Resgatando o que nos torna humanos
Fund. I : Encontro com a verdade
Fund. I I : Juri
E. M : Forum